Impotencia sexual

A impotência sexual masculina, ou disfunção erétil, é a incapacidade de o homem iniciar ou manter uma ereção o tempo suficiente para completar o contato íntimo.

Geralmente, a impotência sexual masculina afeta 1 em cada 10 homens e pode ser causada por fatores psicológicos, como estresse e ansiedade, ou problemas físicos, como diabetes, doenças cardiovasculares ou alterações neurológicas, por exemplo.

Alguns tratamentos, como reposição hormonal ou implantes, ajudam a curar ou diminuir os sintomas da impotência sexual masculina, reduzindo o constrangimento do indivíduo.

Tratamento para  impotência sexua l masculina

O tratamento para impotência sexual masculina deve ser feito por um urologista e depende da causa do problema, sendo que pode ser usado:

  • Remédios: como vigour, Sildenafil, Cloridrato de vardenafila ou Tadalafila, que ajudam a aumentar o fluxo de sangue no pênis;
  • Reposição hormonal: remédios em forma de cápsulas, adesivos ou injeções, que aumentam os níveis de testosterona, facilitando a ereção;
  • Psicoterapia: sessões de terapia que ajudam o indivíduo a evitar sentimentos que afetam a ereção, como ansiedade, medo ou culpa;
  • Cirurgia: serve para colocar implantes e próteses penianas que ajudam na ereção do pênis.

Existem ainda cremes para impotência sexual masculina, como o Topiglan, que podem ser aplicados sobre o pênis e que, dependendo da causa da impotência sexual masculina, ajudam a manter a ereção.

Causas da impotência sexual masculina

As causas da impotência sexual masculina estão, na maioria dos casos, relacionadas com fatores físicos como:

  • Problemas de circulação sanguínea;
  • Ingestão excessiva de remédios e álcool;
  • Fibrose, cistos, tumores ou doenças no pênis;
  • Distúrbios hormonais;
  • Doenças crônicas, como insuficiência renal.

No entanto, em poucos casos, a impotência s exual masculina pode ter causa psicológica, como traumas, medo, insatisfação ou diminuição da líbido, devendo ser tratada por um psicólogo ou tomando  vigour  .

 

Os sintomas da impotência sexual não são muitos. Na verdade, existe apenas um sintoma primário, que consiste na incapacidade de conseguir uma erecção e mantê-la por tempo suficiente para ter um acto sexual satisfatório. Os homens que reconhecem isto como um sintoma recorrente e sentem-no regularmente, estão mais susceptíveis a sofrerem de impotência masculina.

Penis Ereccao

Existem várias formas dos sintomas da impotência se tornarem evidentes, como por exemplo:

  • Incapacidade ocasional de conseguir uma erecção

    Poderá sentir ocasionalmente a incapacidade em conseguir ou manter uma erecção para um acto sexual com uma parceira, e ao mesmo tempo, pode conseguir erecções quando se masturba ou quando acorda de manhã.

  • Desenvolvimento rápido dos sintomas da impotência

    Poderá reparar que os sintomas da impotência aparecem quase sempre à noite. O desenvolvimento abrupto da impotência sexual masculina normalmente é derivado por uma causa psicológica, como a ansiedade, stress ou depressão.

  • Desenvolvimento lento e prolongado dos sintomas da impotência

    Poderá sentir que a sua incapacidade em conseguir uma erecção é algo que se desenvolve lenta e progressivamente com o passar do tempo, podendo acabar por se tornar num problema. Se tal acontecer, os seus sintomas são muito provavelmente diagnosticados como sendo razões físicas.

Adicionalmente, existem outros sintomas que incluem  problemas com a ejaculação  ou orgasmo. Estes sintomas são geralmente associados a outras condições, mas podem estar relacionados com a disfunção eréctil.

Para além de poder fazer o auto-diagnóstico, é também importante que um médico o diagnostique, especialmente se estiver à procura de um tratamento. Isto irá ajudá-lo a ter uma ideia exacta do que está a causar a sua condição e a encontrar o melhor tratamento possível.

A impotência sexual masculina também tem mostrado, num pequeno número de casos, ser um alerta inicial de outros problemas de saúde sérios. Quanto mais cedo detectar estas condições, mais benefícios trará à sua saúde a longo prazo. Por isso, é muito importante saber os sintomas da impotência, para que possa ter melhores possibilidades de obter um tratamento eficaz.

Quando se deve preocupar com os sintomas de impotência?

Sofrer os sintomas que indicam impotência é naturalmente angustiante, mas por vezes esta condição pode ser o sintoma de uma outra condição. Por isso, é importante discutir a sua condição com o seu médico, principalmente se sentir regularmente sintomas de impotência masculina.

Facto: 50% a 60% dos casos de disfunção eréctil são causados por aterosclerose.