10 Alimentos afrodisiacos para aumentar a Líbido
Em tempos dizia-se que “o homem/mulher conquista-se pelo estômago” e de facto existem alguns alimentos afrodisíacos que ajudam a aumentar a paixão e a líbido. Para celebrar o Dia dos Namorados revelamos alguns desses alimentos. Certifique-se que fazem parte do seu dia-a-dia pois a perda da líbido pode ter muitos motivos e um deles é a deficiência de certas vitaminas e minerias.
Aumente a Libid com os oafrcertos para si odisí acos
Ao contrário do que se pensa não é só o coração que participa no processo. O cérebro está no centro de tudo e por isso há diversas substâncias, nutrientes, hormonas e neurotransmissores como a feniletalmina e dopamina, responsáveis pelas sensações boas que a paixão e desejo sexual proporcionam.
Apesar de não existirem ainda pesquisas conclusivas a este respeito, sabe-se que alguns alimentos podem actuar no sistema nervoso central, aumentar a circulação sanguínea e a produção das hormonas sexuais, melhorando a libido, a sensação de prazer e até mesmo o tempo de ereção e lubrificação vaginal.
Nesta edição vamos despertar os seus sentidos mostrando também que preparar jantares românticos e afrodisíacos não significa quilos a mais na balança. Se procurava ideias para um jantar saudável mas especial e apetitoso, vai adorar!
OSTRAS
A ostra, tal como acontece com os outros alimentos afrodisíacos, possui nutrientes que estão ligados diretamente à nossa líbido e o seu consumo ajuda a enriquecer os nossos sentidos sexuais. Consumidas cozidas ou cruas regadas, por exemplo, com sumo de limão são consideradas dos alimentos com mais potencial afrodisíaco por serem muito ricas em zinco (estimulando a produção de espermatozoides e contribuindo para a formação de testosterona) e dopamina (neurotransmissor que aumenta a líbido).
AMENDOINS
Outro alimento com poderes afrodisíacos é o Amendoim. Rico em vitamina E, e se for consumido sem excessos, aumenta a potência sexual e reforça a energia. Outro factor importante é também a sua riqueza em zinco, nutriente vital para o cérebro. Quando estamos sob stress, os neurônios gastam mais zinco do que o previsto. Desta forma pode faltar para a produção das hormonas sexuais, o que pode levar a uma diminuição do desejo. A ajuda deste alimento conta para ambos os sexos. Devido também ao seu teor de zinco, melhora, como já foi referido, a produção e a mobilidade dos espermatozoides. A falta de zinco pode diminuir em cerca 30% a fertilidade masculina.
BANANA
A banana tem efeito positivo no desempenho sexual uma vez que é rica em Magnésio, que ajuda na circulação promovendo a vasodilatação. Outro factor importante é o facto de ajudar na produção de serotonina, conhecida como a hormona da “felicidade” ou do “bem-estar”. A serotonina, substância que proporciona bem-estar e prazer, depende de alguns nutrientes como a vitamina B6, que está presente na banana. As bananas são também ricas em potássio e vitaminas do complexo B necessárias para a produção de hormonas sexuais.
CACAU
É considerado um potenciador de romance e prazer sexual. Um verdadeiro afrodisíaco. Contem o estimulante alcalóide teobromina similar à cafeína, que fornece energia e euforia. Ajuda ainda na produção de serotonina, que ajuda a promover felicidade, relaxamento e bem-estar durante o acto sexual aumentando desta forma a sensação de prazer. Também contém feniletilmina, “subtância química do amor”, conhecida por causar o sentimento da atracção e paixão. Funciona especialmente nas mulheres que sentem uma enorme sensação de bem-estar quando comem chocolate. O chocolate preto é o que possui maior teor de cacau, por isso o que promove o maior aumento da líbido.
CANELA
Incluir especiarias na alimentação como a canela confere um sabor diferenciado às receitas, óptimo para uma noite romantica. Além disso, provoca o aumento da secreção da lubrificação na mulher e da produção de testosterona no homem, oferecendo uma melhoria do desempenho sexual. As suas propriedades estimulantes vêm da sua capacidade em melhorar a energia, vitalidade e circulação sanguínea. Para além do poder afrodisíaco, a canela tem outras qualidades, regula a insulina e consequentemente a glicose no sangue, ajuda a controlar o apetite sobretudo por doces, é termogénica e ajuda no controlo de peso e gordura corporal.
PIMENTA
A pimenta acelera bastante o metabolismo, provocando reações fisiológicas no corpo como o aumento do calor e transpiração, aumento da circulação sanguínea e frequência cardíaca. Desta forma favorece a irrigação em várias partes do corpo, estimulando também os orgãos genitais. Adicione-a aos seus cozinhados e o seu sabor picante vai certamente ajudar a aumentar o desejo sexual.
MORANGOS
É uma fruta eroticamente sugestiva quanto à forma, textura e sabor mas o seu efeito afrodisíaco deve-se sobretudo ao sentido olfativo que ajuda a estimular a líbido. As propriedades nutritivas também são muitas. É uma fruta rica em antioxidantes que protegem o nosso corpo e previnem contra o cancro. Por ser uma fruta bastante rica em água (cerca de 90 %) também é bastante diurética e de baixo valor calórico
MEL
O mel é rico em vitaminas do complexo B (necessárias para a produção de testosterona) e em boro (que ajuda o corpo a metabolizar e usar o estrogénio). Alguns estudos sugerem que o mel também pode elevar os níveis de testosterona no sangue. Curiosamente a expressão “lua de mel” é conhecida por esse nome porque os casais na antiguidade se preparavam para o casamento tomando mel diariamente, durante o mês que antecedia o enlace para serem mais felizes sexualmente. O mel é também muito nutritivo e bom para a saúde. É um antioxidante, tem propriedades bactericidas, fungicidas, anti-sépticas e anti-inflamatórias.
GENGIBRE
O Gengibre ajuda na estimulação da lubrificação feminina e prolonga a função erétil devido à sua acção estimulante no sangue uma vez que aumenta o fluxo sanguíneo aos órgãos genitais. O gengibre também tem ação bactericida, desintoxicante, antioxidante e anti-inflamatório, importante como coadjuvante nos programas de emagrecimento e beleza. Tem um sabor picante muito forte, pode ser usado fresco ou seco, em pratos doces ou salgados. Ajuda também na estimulação do metabolismo, sendo desta forma um aliado nas dietas de emagrecimento.
ABACATE
A energia e uma libido saudável são cruciais para se ter uma vida sexual feliz, e o abacate pode trazer ambos. É rico em minerais e gorduras monoinsaturadas (boas gorduras, que protegem o coração e diminuiem o colesterol). Fornece também vitamina B6 , importante para ter energia e desejo sexual e é também é uma grande fonte de ômega-3, que melhora o humor naturalmente. O abacate é rico em ácido fólico (vitamina B9), que ajuda no metabolismo de proteínas, garantindo mais energia. O abacate também contém piridoxina (vitamina B6), que aumenta a produção de hormonas masculinas, e potássio, que aumenta a libido do homem e da mulher, e regula também a produção de hormonas da tireóide nas mulheres.